Repensando...

sábado, 14 de agosto de 2010

Brasil, meu Brasil braslieiro...




Em época eleitoral, há de tudo...até promessa de políticas públicas grandiosas!

Enfim, para se eleger o candidato ao cargo político, empreendem-se forças para obter êxito em sua saga de arrecadação de votos. No meu ponto de vista, o mais importante consiste na cobrança da sociedade em efetivar a fiscalização e o acompanhamento da materialização do que foi prometido durante as eleições.

No entanto, para cobrar é necessário que haja consciência política para que o discurso eleitoral (que é diferente do "eleitoreiro") tenha acompanhamento da sociedade com a consequente fiscalização. Efetivação da retórica eleitoral em benesses sociais se processará por meio do nível educacional do país...O país que pensa é um país que cobra.

Infelizmente, o nosso nível educacional (que é diferente de nivel de escolaridade) se apresenta ineficiente ou quase nulo. Não adianta "programas de aceleração", por exemplo, se o conhecimento ou o aprendizado, não promovem a emancipação educacional brasileiro.

Assim, a sociedade alienada, aculturada e desprovida de condições efetivas na participação da vida política do Brasil, assiste apaticamente ao discurso dos presidenciáveis sem participar dessa movimentação social, invializando, inclusive, a consolidação da democracia e por extenssão, da ordem e do progresso. Pátria amada, Brasil!

2 comentários:

Rosimayre disse...

Olá!
Gostei bastante do seu texto e corroboro com suas opiniões sobre o nosso Brsil, brasileiro...
O nosso país realmente vive uma falsa democracia, a começar pela obrigatoriedade do voto! Este deveria ser optativo, a partir daí mudaria toda uma forma alienante e coersiva de se fazer política no Brasil!

Abraço!

Rosimayre
Reciclando Ideias: http://mayre-reciclandoideias.blogspot.com

Heider Araújo disse...

O meu objetivo é promover reflexão sobre temas recorrentes em nosso quotidiano a fim de que possamos debater e interagir de forma consciente e responsável!
Obrigado pela colaboração Rosimayre!