Repensando...

domingo, 12 de setembro de 2010

Reinvenção





A família consiste na etapa preliminar de nossas interações com o meio ambiente. De fato, quando nascemos iniciamos o nosso primeiro contato, em regra, com pessoas ligadas à nossa família, sejam elas os nossos pais, irmãos e avós. É partir desse meio ambiente familiar que incorporamos hábitos, crenças e valores.
Posteriormente somos lançados à inserção social externa quando iniciamos a jornada escolar, universitária, laboral ou por qualquer outro meio de interatividade humana. Nessa etapa, desenvolvemos a auto-crítica e, por meio dela, confrontamos os nossos valores pessoais com aqueles impostos pela sociedade. A partir daí, verificamos a nossa potencialidade frente ao que nos é imposto culturalmente. A religião, os hábitos sociais e a cultura, de maneira geral, delimitam o modo como devemos agir. Há uma "re-invenção" de fora pra dentro, ou seja, da sociedade em relação ao indivíduo.
Assim, assiste-se ao descortinar de conflitos sociais tendo em vista que a sociedade evolui progressivamente (pelo menos em tese), modificando-se conforme os anseios individuais e coletivos que delineam os caracteres multiculturais dos agrupamentos humanos. Há uma reinvenção dos costumes que expressam diretamente as transformações da sociedade. No começo do século XX, por exemplo, a mulher era mero apêndice do marido, alheia a todo tipo de de ação decisória, constituindo-se como reprodutora de filhos e,na maioria das vezes, analfabeta e circunscrita às atividades meramente domésticas. Já atualmente, o até então "sexo frágil", empreende esforços no sentido de se sobressair sobre o sexo masculino, seja ocupando postos de trabalho antes tido como predominantemente masculinos, exercendo o direito ao voto e, inclusive, destacando-se como a principal provedora educacional dos filhos e mantenedora do lar. Diante disto, revelando-se como o "sexo forte", conciliando o papel de mãe com a atribuição profissional.
Reinventando-se, a sociedade supera paradigmas e promove a inclusão de valores inovadores capazes de remodelá-la e de torná-la adaptada e em conformidade com a conjuntura atual (ou predominante). Reinvenção traduzida em emancipação. Eis o desafio de todos nós.


Nenhum comentário: